"A prestação do patrocínio forense não era a mesma coisa que o fabrico de bolas de Berlim ou a produção de alheiras"
António Marinho Pinto in "Um combate desigual", Verso de Kapa, 2010, p.46

terça-feira, 27 de julho de 2010

Inauguração

Olá Marinho,

Quero começar este blog com um pedido de desculpas dirigido a ti. Há já muito tempo que te vens dirigindo a mim sem que eu tenha tido a gentileza de me dirigir a ti nos mesmos moldes.
É certo que tenho escrito n'O Legislador Ordinário e no Facebook o ocasional lamiré, mas a falta de tempo por motivos de estudo tem-me impedido de sistematizar e organizar correctamente as respostas a cada um dos pontos sobre os quais as tuas ilustres aparições na comunicação social têm versado.
Também é certo que te tenho respondido oralmente quando apareces na TV - os meus vizinhos que o digam - muitas vezes sem esperar sequer para engolir a comida que ocasionalmente tenho na boca aquando do telejornal, mas receio que os obstáculos à saída do som que os referidos alimentos constituem aliados à coprolália que tende a sair nessas alturas possam fazer com que a mensagem não te seja inteiramente inteligível.
Deste modo, e após detalhada análise de quase tudo aquilo a que te diz respeito, chega a altura de agir como manda a etiqueta e de me dirigir a ti nos mesmos moldes em que te diriges a mim, só que com fundamentação para as minhas afirmações.
Peço-te que não entendas estas cartas como tendo a intenção de, recorrendo a palavras tuas, te zurzir inescrupulosamente sem que nunca te seja dada a possibilidade de te defenderes das caluniosas acusações de que te poderás sentir vítima (p.162 do teu "Um combate desigual"). Pelo contrário, não só me comprometo desde já a publicar toda e qualquer resposta que envies para o meu e-mail, como te garanto que, caso te zurza, o farei escrupulosamente.

Posto isto, quero apenas deixar claro o motivo pelo qual decidi começar a escrever-te estas cartas.
Ao início também eu simpatizava contigo e com aquela tua tendência para te armares em Harvey Dent misturado com Morais e Castro. Depois fui directamente afectado por ti e isso fez com que deixasse imediatamente de simpatizar contigo.
Mas depois percebi que ainda simpatizava com algumas medidas tuas, embora por outro lado desprezasse outras. E foi aí que percebi que esse era um dos teus maiores truques.
Ao disparares em quase todas as direcções "em aliança com os cidadãos" (p.15 do "Um combate desigual"), consegues dois resultados:

1 - Em primeiro lugar consegues aparentar ser um justiceiro que faz frente às forças do mal responsáveis pela crise. A última luz de justiça que se vira contra aqueles que estão no poder. Assim consegues o apoio de todos aqueles que não atacas, ou seja, aqueles que não estão em profissões relacionadas com o Direito.

2 - Em segundo lugar consegues que muitos dos teus opositores concordem contigo em vários outros temas que não aqueles que fundamentam a sua oposição. Portanto, mesmo aqueles que não concordam contigo, são forçados a admitir que concordam contigo em muitos outros aspectos. O problema está em que muitos desses opositores se sentem forçados a escolher entre apoiar tudo o que fizeste ou não apoiar nada. Isso significa que, optando pela última posição, esses teus opositores vão cair quando forem confrontados com a evidência de que também tu fizeste coisas boas.

Além disso, baseias-te na aversão do cidadão médio a figuras de autoridade como aquelas que são geradas pelas profissões de Direito (grande parte dos deputados, advogados, juízes, polícias, professores universitários, magistrados do Ministério Público, etc.) e apresentas-te como aquele que se insurge, como aquele que não teme aqueles que estão "lá no poleiro". Aquele que quer mudar o péssimo estado da justiça e que vai lutar contra a corrupção apesar de estar a remar contra a maré.
Aproveitas-te ainda das notícias acerca do estado da educação em Portugal para fazeres passar a ideia ao cidadão comum de que "aqueles doutorzitos novos" não valem nada e deviam era estudar mais em vez de andarem nas bebedeiras. Portanto, quando dizes que é necessário que a Ordem dos Advogados tenha um "discurso público capaz de mobilizar a opinião pública para apoiar as suas grandes causas" (p.15 do "Um combate desigual"), estás na verdade a dizer que tu tens de conquistar a opinião pública sob pena de a tua não eleição te transformar num mártir. Mas com a vantagem de seres um mártir vivo, um herói que foi derrubado pelos seus pares mas que poderá subir ao poder de outra maneira: através de um cargo político. Aí sim, eleito pelo povo que tanto lutas por conquistar.

As cartas que te escrevo serão algumas desconstruções da tua argumentação, tentativa de refutação de alegados "factos" e pedidos de esclarecimento quanto a outros que não fundamentas.

Não te tentarei demover porque sei que, como orgulhosamente apregoas, se desistisses "seria a primeira vez em toda a [tua] vida que isso aconteceria" (p.25) e todos sabemos que preferes ir ao fundo agora e ressurgir mais tarde na política do que sequer ponderares a possibilidade de estares errado. Por isso tentarei apenas expor as falácias em que incorres, as falsidades que apresentas como verdadeiras e as injustiças que tu próprio praticas, sem prejuízo de te atribuir o mérito naquilo que se me afigurar como correcto.

Abraço,

O Legislador Ordinário

4 comentários:

  1. Muito bom! Vamos tentar manter a média de uma carta por dia, ok?!

    ResponderEliminar
  2. Vou tentar mas será difícil. Especialmente quando for a minha vez de ir de férias. Mas farei o possível.
    Vê lá é se voltas a postar qualquer coisinha.

    ResponderEliminar
  3. A este pacóvio "legislador", no seu dito, mesmo ORDINÁRIO, alguém lhe terá garantido que tinha muita piada. Julgará por certo estar a referir-se à pessoa de alguem das suas relações que, no antanho de má memória, terá prestado juramento de boa conduta na célebre "António Maria Cardoso".

    ResponderEliminar