"A prestação do patrocínio forense não era a mesma coisa que o fabrico de bolas de Berlim ou a produção de alheiras"
António Marinho Pinto in "Um combate desigual", Verso de Kapa, 2010, p.46

sábado, 20 de novembro de 2010

O Leão, Marinho


Olá Marinho,



Há dias estava a ver um documentário da BBC sobre leões e não podia deixar de partilhar contigo o que aprendi lá.

Os leões, por muito imponentes que sejam, não deixam de ser um bocado estúpidos. Enfim, fruto da sua incapacidade de raciocínio, estão condenados a agir por instinto e a sucumbir a um dos impulsos básicos da maior parte dos seres vivos: a violência.

Rugem, atacam, correm, mas não sabem porque o fazem. É da natureza deles.
Convida-os para um jogo de xadrez e provavelmente arrancam-te a cabeça. Vai fazer-lhes uma festa e provavelmente a reacção será idêntica.

Geralmente não fazem grande coisa. Têm quem faça por eles. As leoas caçam mas ele é o primeiro a comer. Quando, por algum motivo, são eles a caçar, optam por caçar animais mais lentos, que não se consigam defender ou fugir tão bem.

A sua juba serve para aparentarem ser maiores do que realmente são e assim afastar potenciais adversários, bem como para atrair as fêmeas, impressionadas meramente pela visão.

O rugido não deixa de ter um papel relevante, é claro. Quanto mais alto rugirem mais conseguem intimidar os outros sem necessitar de partir para um conflito a sério.

Mas o que mais me interessou neste documentário foi a reacção dos leões quando derrotam o líder de um grupo e ganham o controlo sobre as fêmeas e as crias.
A sua reacção costuma ser a de matar as crias. Porquê? Por um lado, para impedir que os genes do leão que os precedeu consigam triunfar. Por outro lado, para evitar concorrência no futuro. Quanto menos leões houver, mais fêmeas, mais comida e menos risco de ser derrotado.

Além do mais, se matarem as crias, as leoas ficam mais rapidamente com o cio. Ou seja, por um lado sucumbem mais depressa à imponência do leão e nem prestam atenção ao que se passou, por outro aproveitam para se aproximar do novo líder e evitam sofrer consequências semelhantes.

O leão só tem verdadeiro poder quando é líder.

Para derrotar um leão é preciso um animal mais forte ou um homem bem equipado.

Abraço,

L.O.